terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A BARCA DE PEDRO NÃO SOÇOBRARÁ




José Siebra de Oliveira (sem data)

            No curso da HISTÓRIA da HUMANIDADE, do seu início aos nossos dias, sempre nasceram homens predestinados para, como fontes de luz e calor, como sal e fermento, difundir o bem e a verdade, defendendo, por outro lado, das investidas do MAL, os bons costumes.
            Existiram os PATRIARCAS e os PROFETAS, antes de CRISTO, encerrando-se a série dos seus precursores com JOÃO BATISTA, que anunciou a VINDA DO REINO DE DEUS, com CRISTO e os APÓSTOLOS.
            Depois, surgiram S. JOÃO CRISÓSTOMO, Sto. AGOSTINHO, S. TOMÁS DE AQUINO, S. FRANCISCO XAVIER, S. FRANCISCO DE ASSIS, Sto. INÁCIO DE LOIOLA, S. VICENTE DE PAULO, bem como muitos outros que, como teólogos, filósofos, missionários, fundadores de ordens religiosas, viveram e lutaram, como HEROIS, pela defesa e pregação do CRISTIANISMO.
            Cumprem-se, assim, as palavras de CRISTO: "EU ESTAREI CONVOSCO ATÉ O FIM DO MUNDO."
            A IGREJA, sempre enfrentando grandes tempestades, como a BARCA do lago, vem tendo permanente assistência de CRISTO e do ESPÍRITO SANTO.
            Nesta última metade de século, que vivemos, CRISTO parecia dormir e a IGREJA estava ameaçada de um grande naufrágio, isto por frieza e indiferença dos cristãos, pelo avanço, na vida social, do pragmatismo, pelo exemplo desedificante de alguns sacerdotes, pela escassez de vocações, pela força poderosa de atração dos veículos de corrução e dos ambientes de degenerescência.
            Os verdadeiros cristãos sentem-se desanimados. A BARCA parece afundar. CRISTO chega na HORA. NÃO TEMAIS: ESTOU CONVOSCO!...
            Surgem os movimentos de CURSILHOS de CRISTANDADE. Como de pequeninos grãos de mostarda, nascem e crescem, tornando-se árvores frondosas, onde as aves do céu vêm cantar nos seus ramos e construir os seus ninhos.
            Multiplicam-se em todas as nações.
            Realmente, são prodigiosas e inúmeras as conversões realizadas pelos CURSILHOS.
            No MUNDO, no BRASIL, no CEARÁ, no CRATO, têm sido numerosas e admiráveis as conversões e não somente conversões, pois observamos uma intensa recristianização dos CRISTÃOS, antes caídos na indolência, na frieza, na imobilidade espiritual.
            É certo que alguns empolgaram-se nos três dias de CURSILHOS e, no quarto dia, na continuação da vida no lar, no trabalho, na sociedade, voltaram a ser a FIGUEIRA ESTÉRIL, não produzindo frutos.
            A minoria, entretanto, guarda, no espírito, o calor e a luz, recebidos nos três dias de CURSILHO e, como apóstolos, continuam defendendo a verdade revelada.
            Nos CURSILHOS, aprende-se a viver o verdadeiro AMOR.
            A alma enche-se de ARDOR, fortalecendo a fé.
            A BARCA DE PEDRO, vitoriosa, vai singrando as águas, sempre revoltas e ameaçadoras, mas com assistência de CRISTO  e do ESPÍRITO SANTO, até o fim dos SÉCULOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário